domingo, 19 de outubro de 2014

Exemplo de Família



Lembro-me de quando eu era criança, que eu gostava de folhear um livro que minha mãe tinha em casa, sobre como era o modelo de uma família perfeita. Eu observava atentamente cada foto, cada rosto, e podia sentir um pouquinho o gostinho do que era estar no meio de  uma família feliz. 
Olhei aquele livro várias vezes, por vários anos, sonhando com o dia que minha família seria como as daquele livro!

Minha família não era um exemplo de perfeição. Minha mãe era muito carinhosa e atenciosa, cristã exemplar, mas trabalhava fora e trabalhava muito! E eu cresci sentindo muito esta parte. Talvez este seja meu grande trauma da minha vida! Dizem que a maioria das pessoas possuem um trauma de infância...(risos) Eu sofri com isso, mas entendo perfeitamente que ela precisava. Mas ela mesmo sem a ajuda de meu pai, nos educou nos caminhos de Jesus e sempre nos reunia para fazermos o culto juntos
Meu pai não era muito atencioso e presente. Mas esta é uma característica dele, e eu não vou expôr seus problemas pessoais aqui.
Enfim, estou tentando compreender por que o exemplo de uma família perfeita é tão difícil de ser alcançada. 

Quando eu tive a minha própria família, a surpresa: eu também não consegui que a minha família fosse igual às de comercial de Margarina!
Mas por quê? Por que é tão difícil atingir o nível de Perfeição na família?

Bem, vamos pontuar alguns aspectos:
1- Ninguém é perfeito. 
2- Filhos não tem manual de instruções nem controle remoto. Bem que eu queria! 
3- Nossa natureza é pecaminosa. Por mais que a gente queira, não podemos arrancar essa natureza de dentro de nós. 
4- Cada um de nós foi criado de maneira diferente, com seus traumas, com suas experiências, com uma criação exigente, negligente ou mimados demais. 
5- Correria do dia-a-dia, precisamos nos ausentar muitas vezes para garantir o sustento da casa.

Quando entramos num casamento, a maioria de nós não tem ideia do que será pela frente. Dificuldades financeiras, ciúmes, raiva, mentiras, falta de confiança  e por aí vai, são algumas das razões pelas quais as famílias estão entrando em conflitos.

Mas o que está faltando para que as famílias sejam mais felizes?
Algo surpreendentemente simples: Erguer o altar da família em casa!
Estou escrevendo para famílias cristãs, que muitas vezes esquecem deste detalhe importante:
"O culto Familiar" 

Talvez fazer o culto familiar, não transforme os membros de sua família em pessoas perfeitas, porque perfeitos aqui nesta terra, nós nunca seremos!  Mas a boa notícia é que o culto familiar unirá a família e a levará aos pés de Jesus. 
Temos feito isso todos os dias na nossa casa e isso tem nos fortalecido e nos unido cada vez mais. 
Por isso, deve ser algo praticado todos os dias. Porque nosso processo de santificação é feito gradualmente, dia após dia, dia após dia. 

Devemos fazer nossa meditação e estudo da Palavra de Deus nos momentos a sós com Deus. Mas o culto familiar não deve nunca ser negligenciado. Ele é fundamental para as famílias. Com ele, pedimos a proteção de Deus sobre nosso lar, ensinamos nossos filhos a terem um relacionamento com Pai celeste e a família se une mais!

E assim, vamos crescendo na graça de Cristo e melhorando nosso caráter. Então, seremos melhores pais, melhores filhos, melhores esposas, melhores maridos, pois estaremos cada dia mais próximos de termos nosso caráter mais semelhante ao de Jesus.  
Que Deus abençoe seu lar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário